Egito
Vilarejos agrícolas ao longo do rio Nilo foram unificados em dois reinos por volta de 3.300 a.C. O Alto e o Baixo Egito foram unificados pelo faraó Menés 3.100 a.C. Foi assegurado o controle sobre o Núbia em direção ao sul no início de 2.600 a.C. Uma burocracia nacional supervisionava a construção de canais e monumentos (as pirâmides no início de 2.700 a.C.). Brilhantes realizações da primeira Dinastia na arquitetura, escultura e pintura estabeleceram os padrões e formas de toda civilização egípcia que viria a seguir e continuam sendo admiradas. A escrita hieroglífica surgiu em 3.400 a.C., registrando uma literatura sofisticada, inclusive estilos românticos e filosóficos após 2.300 a.C.
A Hierarquia ordenada dos deuses, inclusive elementos totêmicos em forma de animais, serviu-se de um poderoso clero em Mênfis. O faraó identificava-se com o deus falcão Horus. Tendências posteriores foram a crença na vida após a morte, e nas reformas quase monoteístas de Akhenaton (1379-1362 a.C.).
Após um período de dominação dos hicsos semíticos vindos da Ásia (1700-1500 a.C.), o novo reino estabeleceu império na Síria; o Egito cada vez mais se envolvia em guerras e diplomacia com a Ásia.
Consequentemente. o Egito foi conquistado pela Pérsia em 525 a.C. e desapareceu como cultura independente.
Postado por
Caroline Correia Vicente N°08
Carol cite a fonte do texto
ResponderExcluir